Telefone Und. Universitário: (62) 3265-0400
Und. Bueno: (62) 3933-0200
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
corpo clínico

Oncogeneticista (atendimento somente particular.)

A oncogenética é uma especialidade relativamente nova e visa avaliar pacientes que apresentam um risco aumentado para o desenvolvimento de neoplasias.
O nosso DNA possui em torno de 20 mil genes, sendo que alguns deles são responsáveis por correções de mutações. Pessoas que nascem com alguma alteração em um gene de reparo, podem apresentar um risco elevado de desenvolver tumores bem como risco de desenvolvê-los em idade mais precoce.
Nem todos tem indicação de testes genéticos. Em 90% dos casos o câncer acontece de forma esporádica, induzido por vários fatores como: hábitos de vida, idade, radiação entre outros. Em 10% dos casos há uma predisposição familiar, nesses casos é necessária uma avaliação com um Oncogeneticista.
De modo geral orientamos a realização de testes genéticos em pacientes que tiveram câncer em uma idade abaixo do esperado para aquele tipo de tumor (câncer de mama em mulheres com menos de 50 anos), ou tumores raros (câncer de mama em homens) ou pacientes com diagnóstico de câncer com dois ou mais parentes (do mesmo lado, lado materno ou lado paterno) com diagnóstico de câncer.
Na primeira avaliação o médico especialista irá fazer um levantamento da história pessoal e familiar do paciente, montando assim o heredograma (árvore genealógica). É importante que o paciente se informe sobre quais os parentes que tiveram diagnóstico de câncer, qual o tipo do câncer primário (metástases não são consideradas), se teve mais de um tumor primário, qual a idade de aparecimento de cada tumor. Importante salientar que é levada em consideração a história de cada lado da família separadamente (avaliamos o lado materno e depois o lado paterno separadamente), os casos de câncer do lado materno não se somam aos do lado paterno, exceto em casos de consanguinidade (quando pai e mãe são aparentados).
Em caso de dúvidas quanto à necessidade de uma avaliação com um Oncogeneticista procure seu médico, tire suas dúvidas e pergunte quanto a necessidade de uma avaliação com um especialista.

 

Thaís Bomfim Teixeira

Instituição: Universidade de Uberaba
Curso: Medicina

 Residência Médica:
Curso: Genética Médica
Instituição: Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de início: 2012
Ano do término: 2015


 Pós-Graduação Lato-Sensu:
Curso: Oncogenética
Instituição: Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos
Ano de início: 2015
Ano de término: 2016
 

 

 

 

 

 

« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
UND. Universitário: (62) 3265-0400
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 07:00hs às 20:00hs
UND. Bueno: (62) 3933-0200
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 06:00hs às 21:00hs