Telefone62 3265-0400
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
exames » holter 24 horas

Holter 24 horas

A eletrocardiografia dinâmica, sistema Holter, permite a gravação do eletrocardiograma por períodos de 24 horas, com os pacientes desempenhando suas atividades habituais. Os sistemas constam do gravador e do analisador. O gravador, de pequenas dimensões e peso inferior a 250g, é conectado ao tórax do paciente por cabos e eletrodos especiais.

Com uma amplitude na freqüência de gravação, situada entre 0,05 e 100 hertz, é possível gravar, sem distorções, sinais de alta freqüência como o complexo QRS e sinais de baixa freqüência e amplitude como o segmento ST. O analisador, com programas computadorizados propicia a interpretação de todos os dados coletados durante a gravação de 24 horas. Automaticamente, cada um dos mais de 100000 batimentos cardíacos é analisado conforme a sua morfologia, duração e precocidade, sendo os resultados apresentados na forma de traçados, gráficos, tabelas e histogramas.

Os traçados eletrocardiográficos são sempre expostos para análise na amplitude e velocidade de inscrição do eletrocardiograma convencional (ECG) podendo, no entanto, ser impressos em formas compactas de três minutos a até uma hora por página. Estas apresentações compactas são excelentes para uma visão global, por exemplo, de um momento do exame com uma atividade especial ou um período sintomático. Importante também, é a capacidade do sistema de análise de mostrar no vídeo ou imprimir as 24 horas de ECG gravadas, com a possibilidade do médico analista editar cada um dos complexos QRS e interagir com todos os dados obtidos.

 

 

As indicações clássicas da eletrocardiografia ambulatorial pelo sistema Holter são:

  • Avaliação de sintomas. Palpitações, síncope ou equivalentes sincopais, tonturas, respiração ofegante paroxística e mal estar principalmente se acompanhado de sudorese e/ou palidez são sintomas que podem estar relacionados a arritmias cardíacas.
  • Avaliação do ritmo cardíaco mesmo em assintomáticos, quando algum dado clínico ou o eletrocardiograma convencional surgiram alguma arritmia. Incluem-se aqui bradicardias, bloqueios, extrassistolia, síndrome de Wolf Parkinson White etc.
  • Avaliação de terapêutica antiarrítmica.
  • Avaliação e seguimento de pacientes portadores de marca passo elétrico artificial.
  • Avaliação e seguimento de pacientes submetidos aos novos procedimentos usados no tratamento das arritmias como a ablação por radiofreqüência, cirurgia e desfibriladores implantáveis.

 

« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
62 3265-0400
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
62 3933-0200