Telefone Und. Universitário: (62) 3265-0400
Und. Bueno: (62) 3933-0200
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
fique por dentro » informações sobre o câncer

Colorretal - Fatores de Risco

QUAIS OS FATORES DE RISCO?

A propensão ao desenvolvimento do câncer colorretal se refere aos "fatores de risco". O fator de risco mais importante é a idade. Como quase todos os demais cânceres, o câncer colorretal tem sua incidência aumentada com o avançar da idade. É um câncer raro em pessoas com idade inferior a 30 anos, é incomum antes dos 50 anos e não constitui surpresa seu aparecimento após 60 anos de idade.

Outro fator de risco importante se refere à associação familiar do câncer colorretal. Seja por hábitos de vida parecidos dentro da mesma família (adquiridos após o nascimento), seja por distúrbios genéticos que podem ser transmitidos de pai para filho. Em termos práticos, há um aumento de risco sempre que alguém tiver dois ou mais parentes de primeiro grau (pais, irmãos ou filhos) com câncer colorretal, ou então, apenas um parente de primeiro grau aco-metido pela doença antes dos 50 anos de idade. A outra associação familiar, pouco comum, é aquela em que o risco está associado a distúrbios genéticos como, por exemplo, a Síndrome de Lynch e a Polipose Adenomatosa Familial.

Há outros fatores de risco que se referem aos hábitos de vida. Sabemos que o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a obesidade, o sedentarismo e maus hábitos alimentares, como consumo excessivo de gorduras e de alimentos de origem animal, estão associados ao maior risco de desenvolvimento de câncer colorretal. Existem também algumas doenças inflamatórias do intestino, pouco comuns na população geral, que estão associadas a um maior risco de aparecimento desse tipo de câncer, como a Retocolite Ulcerativa Inespecífica e também a Doença de Crohn. Por fim, aquelas pessoas que no passado tiveram um pólipo intestinal ou um câncer colorretal têm um risco maior do que a população geral de desenvolver um segundo pólipo ou um segundo câncer dessa categoria.

Aula de manejos de eventos adversos de drogas orais

02/06/2016 Saiba mais

Bexiga

Colo do Útero

Colorretal - Prevenção

Colorretal - Sintomas

Colorretal / Intestino Grosso

Esôfago

Estômago

Fígado

Laringe

Linfomas em crianças e adolescentes

28/09/2018 Saiba mais

Palestra sobre os “avanços recentes no tratamento de NSCLC com mutação de EGFR”

04/05/2016 Saiba mais

PEC será no dia 5 de abril

30/03/2016 Saiba mais

Pele - Melanoma

Pele - Não Melanoma

Programa de Educação Continuada em enfermagem

04/05/2016 Saiba mais

Próstata

Pulmão

Tireóide

V Workshop Goiano de Neuro-Oncologia: Manejo da Dor Oncológica na Metástase Espinhal e Atualização em Metástase Cerebral

26/02/2016 Saiba mais
« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
UND. Universitário: (62) 3265-0400
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 07:00hs às 20:00hs
UND. Bueno: (62) 3933-0200
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 06:00hs às 21:00hs