Telefone Und. Universitário: (62) 3265-0400
Und. Bueno: (62) 3933-0200
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
fique por dentro » informações sobre o câncer

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui. Localiza-se abaixo da bexiga e á frente do reto, possui dimensões pequenas e é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido que nutre os espermatozóides.

Devido à produção hormonal alguns homens mais velhos apresentam o contínuo crescimento da próstata, o que causa dor e dificuldade para urinar, isto é chamado de hiperplasia benigna da próstata e não tem relação com o câncer de próstata.

O câncer de próstata é a segundo mais freqüente ente os homens e atinge principalmente homens na terceira idade. Geralmente tem uma evolução lenta não oferecendo ameaça a saúde do homem. No entanto há casos em que este pode crescer de forma rápida e se espalhar para outros órgãos, nestes casos o tratamento será intensivo. O diagnóstico precoce e acompanhamento da evolução do câncer determinará quão nocivo este é e como deve ser tratado.

O diagnóstico precoce pode ser feito através do exame clínico de Toque Retal, um exame rápido e indolor que embora possa causar certo desconforto pode identificar anormalidades na próstata, este deve ser associado ao exame de sangue com PSA (Dosagem do antígeno prostático) que poderá sugerir a existência da doença e a necessidade de ultrassonografia e biópsia.

Sintomas:

Devido seu crescimento ser lento, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Com sua evolução o paciente pode sentir os mesmo sintomas da hiperplasia benigna da próstata que é dificuldade em urinar, retenção de urina e hematúria (sangue na urina)
Já nos estágios avançados pode provocar dor óssea e insuficiência renal.

Prevenção:

Hábitos saudáveis de vida, como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, o baixo consumo de álcool e o não uso do fumo são recomendações importantes na prevenção da doença.
Homens com histórico familiar de câncer de próstata apresentam risco maior devido ao fator genético, devendo começar a fazer os exames de acompanhamento médico e laboratorial aos 40 anos.

Aula de manejos de eventos adversos de drogas orais

02/06/2016 Saiba mais

Bexiga

Colo do Útero

Colorretal - Fatores de Risco

Colorretal - Prevenção

Colorretal - Sintomas

Colorretal / Intestino Grosso

Esôfago

Estômago

Fígado

Laringe

Linfomas em crianças e adolescentes

28/09/2018 Saiba mais

Palestra sobre os “avanços recentes no tratamento de NSCLC com mutação de EGFR”

04/05/2016 Saiba mais

PEC será no dia 5 de abril

30/03/2016 Saiba mais

Pele - Melanoma

Pele - Não Melanoma

Programa de Educação Continuada em enfermagem

04/05/2016 Saiba mais

Pulmão

Tireóide

V Workshop Goiano de Neuro-Oncologia: Manejo da Dor Oncológica na Metástase Espinhal e Atualização em Metástase Cerebral

26/02/2016 Saiba mais
« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
UND. Universitário: (62) 3265-0400
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 07:00hs às 20:00hs
UND. Bueno: (62) 3933-0200
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 06:00hs às 21:00hs