Telefone62 3265-0400
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
fique por dentro » notícias

Por um Outubro mais Rosa

Publicado em : 02/10/2017

Prevenir sempre é a melhor opção. Por isso, o Cebrom convoca as mulheres com mais de 40 anos para se precaverem contra os o câncer de mama. Para promover este cuidado com a saúde, o Cebrom realiza exames de mamografia. Para fazer o exame, deve-se ser feito o agendamento pela Central de Consultas (62 3265-0400). Caso você não tenha pedido, o mesmo será feito pelo médico do CEBROM.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Cuidados no dia da mamografia
É comum no momento do exame as mulheres se queixarem de algum desconforto, que muitas vezes pode ser contornado com algumas dicas:

- Evite agendar logo antes ou depois da menstruação
- A mamografia deverá ser realizada preferencialmente durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual - nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável.
- Vista duas peças de roupa separadas
- Normalmente as mulheres devem tirar toda a parte superior da vestimenta. Então, o melhor é evitar peças únicas, como vestidos, ou roupas muito difíceis de retirar, contornando desconfortos dessa natureza. O ideal é usar uma camisa abotoada no dia do exame, pois esta pode ser facilmente retirada e vestida.
- Posicione-se de forma confortável
- Permita que a técnica te posicione corretamente, deixando o corpo relaxado e avise caso esteja se sentindo desconfortável. Lembrando que o posicionamento correto da mama é muito importante para obter-se um exame de boa qualidade e que cada imagem é adquirida rapidamente e, portanto você ficará nesta posição por apenas alguns segundos para o exame.
- Notifique o médico sobre suas limitações

Deve ser comunicada qualquer limitação da paciente, como rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que poderão dificultar a posição correta no aparelho. Uma vez que o posicionamento e conforto da paciente são fundamentais para o sucesso do exame, qualquer restrição deve ser comunicada.

Avise ao técnico caso você apresente:
• implantes mamários. A técnica utilizada nestes casos é diferente, sendo necessárias incidências mamográficas adicionais;
• alteração na pele (presença de verrugas, cicatrizes cirúrgicas, queimaduras, alergias) ou caso já tenha feito uma biópsia de mama. Ter este conhecimento poderá ajudar o médico no diagnóstico correto das alterações;
• Preocupação com uma área específica da sua mama. Mostre ao técnico para que esta possa ser analisada com mais atenção;
• Limitação de movimento como rigidez muscular, dificuldade para levantar os braços e outros problemas que poderão dificultar o posicionamento correto da mama;
• Sensibilidade ou alteração em alguma área da pele;
• Gravidez ou suspeita de gravidez (é importante saber a data da última menstruação), pois a radiação pode afetar a formação do bebê. Caso haja indicação clínica para realização do exame, este deverá ser feito utilizando um protetor abdominal.

Informe-se! Previna-se! Conte sempre com a gente.

Última palestra do PEC em 2017

27/11/2017 Saiba mais

Palestra Novembro Azul

14/11/2017 Saiba mais

Discussão sobre biossimilares é tema de nova edição do PEC

10/11/2017 Saiba mais

Discussão sobre biossimilares é tema de nova edição do PEC

10/11/2017 Saiba mais

Cuidados com a pele durante a quimioterapia

06/11/2017 Saiba mais

Homem que se cuida tem atitude

01/11/2017 Saiba mais

Palestra “Novembro Azul - Homem que se cuida tem atitude”

31/10/2017 Saiba mais

Outubro Rosa da Ahpo

30/10/2017 Saiba mais

Cientistas realizam o maior estudo genético sobre o câncer de mama

27/10/2017 Saiba mais

PEC sobre “Reconstrução de mama por técnica microcirúrgica” é cancelada

25/10/2017 Saiba mais
« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
62 3265-0400
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
62 3933-0200