Telefone62 3265-0400
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
radioterapia » equipe

Um time de profissionais altamente qualificados estará envolvido no seu tratamento de Radioterapia. A equipe é liderada pelo Radio-Oncologista ou médico radioterapêuta que foi treinado e capacitado para usar radiação no tratamento do câncer.

 

Radio-Oncologista ou Médico Radioterapêuta

São os médicos responsáveis pelo tratamento e pelo paciente durante e depois do tratamento. O radio-oncologista é o responsável por fazer uma avaliação do paciente em consultório e indicar ou não o tratamento radioterápico. Também cabe ao médico prescrever qual o tipo de Radioterapia deve ser feita, a dose e o esquema do tratamento.

Este médico trabalha juntamente com outros membros de sua equipe para desenvolver o melhor e mais adequado plano de tratamento para cada paciente. Cabe ao médico também, garantir que o tratamento seja feito de maneira precisa e adequada diariamente.

O médico radioterapêuta fará revisões sistemáticas do paciente e deverá corrigir e adequar o tratamento quantas vezes se fizer necessário para garantir o tratamento do tumor ao mesmo tempo em que se minimizam os efeitos colaterais. Antes, durante e depois do tratamento radioterápico, o radio-oncologista vai trabalhar com outros médicos envolvidos no tratamento de cada paciente como, por exemplo, o médico oncologista.

Um radio-oncologista é o único profissional médico com treinamento e experiência para prescrever tratamentos de Radioterapia. Adicionalmente à faculdade de medicina, este profissional recebeu mais 3 anos de treinamento para se especializar em Radioterapia. O treinamento feito envolve o estudo dos diferentes tipos de câncer, o uso seguro de radiação para tratar estes tumores e o tratamento adequado dos possíveis efeitos colaterais causados pela radiação. Também é necessário que passem por avaliação do órgão regulamentador para poderem exercer a especialidade.

 

Enfermeira Dedicada

A enfermeira dedicada à radioterapia trabalha junto com o médico radioterapêuta e com os técnicos em radioterapia para cuidar do paciente e de seus familiares durante o tratamento. Ela é responsável por explicar novamente sobre os efeitos colaterais e a melhor forma de combatê-los. Deverá monitorar o paciente paralelamente ao médico e pode ajudar em casos de aparecimento de sintomas relacionados ao tratamento, bem como ajudar o paciente e os familiares a lidar com o tratamento e suas dificuldades.

 

Físico Médico
Físicos-médicos são profissionais com formação e / ou especialização em física médica. Vão trabalhar diretamente com o médico radioterapêuta durante o planejamento e na execução do tratamento. O físico médico é o responsável por calcular o que foi prescrito pelo médico e garantir que o tratamento seja feito de maneira adequada diariamente. Também são os responsáveis pelo controle de qualidade dos procedimentos e dos equipamentos usados. Fazem dosimetria e conferências do aparelho (acelerador linear), garantindo assim o adequado funcionamento do mesmo.

 

Técnico de Radioterapia
São os profissionais responsáveis pela administração diária do tratamento que foi prescrito pelo médico. Mantém seu registro diário de tratamento e regularmente checam os aparelhos para verificarem seu funcionamento adequado. Recebem treinamento adequado em radioterapia e são constantemente avaliados pelos físicos e médicos a fim de se garantir a qualidade do tratamento prescrito.

« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
62 3265-0400
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
62 3933-0200