Telefone Und. Universitário: (62) 3265-0400
Und. Bueno: (62) 3933-0200
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
radioterapia » equipe

Braquiterapia é a colocação de fonte radioativa diretamente no tumor ou em área muito próxima ao tumor. A palavra braqui vem do grego e significa perto ou em curta distância. Durante a braquiterapia, fontes radioativas podem ser colocadas permanentemente (braquiterapia com semente) ou temporariamente, dependendo do tipo de câncer.

 

Existem dois tipos principais de braquiterapia: intracavitária e intersticial.

Na braquiterapia intracavitária, a fonte radioativa é colocada em uma cavidade próxima à localização do tumor, como na braquiterapia vaginal.

Na braquiterapia intersticial, as fontes radioativas são colocadas diretamente no tecido, como na braquiterapia de próstata.
Estes procedimentos algumas vezes precisam ser feitos sob anestesia, às vezes em hospitais e às vezes é necessária a permanência do paciente no hospital. Pacientes com implantes permanentes podem ser privados de algumas atividades ou contatos, mas rapidamente podem voltar à vida normal. Implantes temporários são deixados no pacientes por minutos, horas ou mesmo dias. Enquanto as fontes radioativas estão dentro do paciente ele deve ficar em um quarto semi-isolado.

Braquiterapia de Alta Taxa de dose – HDR à envolve a colocação remota de uma fonte de radiação poderosa, diretamente colocada pelo médico radio-oncologista no tumor através de um tubo ou cateter. Geralmente é feita em várias sessões, uma ou duas vezes ao dia e uma ou duas sessões por semana. O controle da radiação é feito do lado de fora da sala de tratamento. O tratamento é rápido e demora cerca de 20 a 30 minutos. O paciente é liberado para casa após terminado o procedimento.

Braquiterapia de baixa taxa de dose – LDR à envolve uma permanência mais longa da fonte radioativa dentro do paciente. Pode durar dias. A maioria dos pacientes sente algum desconforto devido ao aplicador usado para manter as fontes de radiação dentro do paciente. As sementes de próstata são o procedimento mais conhecido desta forma de radioterapia.

Quando se faz implante permanente, deve-se tomar alguns cuidados por alguns dias, como não ficar muito tempo próximo a gestantes ou crianças. Por outro lado, os implantes temporários não têm nenhuma restrição pois são removidos logo que acaba o tratamento.

Braquiterapia pode ser usada sozinha ou em conjunto com radioterapia externa.

« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
UND. Universitário: (62) 3265-0400
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 07:00hs às 20:00hs
UND. Bueno: (62) 3933-0200
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 06:00hs às 21:00hs