Telefone Und. Universitário: (62) 3265-0400
Und. Bueno: (62) 3933-0200
Busca
Pacientes
Médicos e Profissionais de Saúde
radioterapia » orientações aos pacientes

Durante a RT externa, um feixe ou uma combinação de feixes de radiação é direcionado para a região tumoral, passando primeiramente pela pele, atingindo tumor e áreas adjacentes. Para minimizar os efeitos colaterais, o tratamento tipicamente é feito num esquema de uma sessão ao dia, cinco dias por semana por uma série de semanas. Isto permite aos médicos o tratamento do tumor enquanto as células sadias têm tempo para se recuperarem.

 

O feixe de radiação é usualmente gerado por um aparelho chamado Acelerador Linear. O Acelerador Linear é capaz de produzir raios-X de alta energia ou elétrons que são usados no tratamento do câncer. Através do planejamento computadorizado, sistemas de cálculos e blocos de proteção, é possível se controlar o tamanho e o formato dos feixes de radiação, como também a direção de entrada e saída destes feixes pelo corpo, de forma a tratar efetivamente o tumor e proteger os tecidos sadios.

 

Existem vários tipos de Radioterapia Externa. Alguns métodos são mais simples e outros mais sofisticados. Cabe ao médico recomendar qual o tipo de tratamento é necessário para o adequado e melhor tratamento do paciente. Alguns tipos de radioterapia externa são: Radioterapia convencional, Radioterapia Conformacional, IMRT, IGRT, Radioterapia estereotáxica, entre outros.

« voltar

 

Newsletter
desenvolvido por
UND. Universitário: (62) 3265-0400
5ª Avenida nº180, Setor Universitário, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 07:00hs às 20:00hs
UND. Bueno: (62) 3933-0200
Rua T-55 nº 741, Setor Bueno, Goiânia - GO.
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, 06:00hs às 21:00hs